Se você deseja preparar sua empresa para o futuro, observe as lacunas de conhecimento interno e atente para as demandas do mercado.
Um grupo de pesquisadores do Fórum Econômico Mundial ouviu 692 líderes de negócios sobre habilidades relevantes no contexto da Inteligência Artificial.
Além das habilidades técnicas necessárias para a produtividade, as soft skills foram as mais citadas:
No topo da lista está a integridade, com 78% dos líderes acreditando que será relevante neste momento. Os pesquisadores associam essa demanda à necessidade de ética e confiabilidade na aplicação da IA no ambiente de negócios.
Outras habilidades destacadas incluem
1️⃣ motivação
2️⃣ visão estratégica
3️⃣ capacidade de inspirar,
4️⃣ pensamento crítico
5️⃣ criatividade
6️⃣ resiliência
Eu acrescento nesta lista a visão sistêmica, visto que a cada 10 empresas atendidas, 9 possuem dificuldade de focar no resultado organizacional e atuar de forma integrada e perdem energia com disputas internas entre as áreas!
Dado que a capacidade de inspirar está relacionada à habilidade de comunicação, é uma competência importante na pesquisa. Embora a IA possa suprir a habilidade de comunicação escrita, cabe ao profissional saber fazer as perguntas certas.
Portanto, investir hoje nessas competências preparará sua equipe para liderar o futuro, combinando o melhor do humano com a precisão da máquina.
O líder não é o herói, é o guia! Guie sua organização e sua equipe para o futuro!
Qual a sua opinião sobre isto?